Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

A nova lei do distrato imobiliário. "Amiga ou vilã"?

Com o advento da Lei 13.786 de 2.018, muito tem se discutido sobre a incidência das sanções consideradas excessivas e em contrapartida, dos benefícios relacionados ao mercado imobiliário.

Publicado por Gustavo Medeiros
há 5 anos

A Lei 13.786 de 2.018 tem por função regulamentar como deverá ocorrer a rescisão dos contratos, cuja o objeto é a aquisição de bens imóveis, mesmo que ainda na planta (em construção).

Desde o início de sua vigência vem causando bastante discussão entre os especialistas, não somente no âmbito do direito, mas em todo cenário imobiliário.

Muitos entendem que a lei contém dispositivos extremamente onerosos ao comprador, violando inclusive, frontalmente o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078 de 1.990), haja vista a previsão de multas severas em casos de descumprimento pelo adquirente (comprador). Como exemplo, cita-se a do parágrafo quinto, art. 67-A da Lei em comento, que prevê a dedução em benefício da incorporadora de até 50% sobre os valores já pagos pelo comprador, nos casos em que o imóvel adquirido estiver submetido à incorporação sob regime de patrimônio de afetação (ex: condomínios).

Por outro lado, a Lei também objetiva as sanções que devem ser impostas aos incorporadores (construtores), como no caso de descumprimento do prazo de entrega do imóvel (considerada também a carência de 180 dias corridos).

Ao meu ver a lei, embora polêmica, possui mais pontos positivos do que negativos, pois a sua finalidade é clara: diminuindo significativamente o número de distratos imobiliários que nos dias de hoje são cada vez mais comuns, ocasionando como consequência o aquecimento do mercado imobiliário que se encontra em baixa.

O mercado imobiliário está diretamente ligado ao progresso nacional, pois gera o aumento considerável de empregos e consequentemente no aumento de renda das pessoas.

E por fim, vale destacar que o melhor caminho para se proteger das sanções pesadas decorrentes do inadimplemento dos contratos é estar devidamente assessorado por advogado especializado e de sua confiança, desde o momento inicial, ou seja, na elaboração e revisão do contrato de aquisição de bem imóvel.

  • Sobre o autorAdvocacia baseada em ética e estratégia, sempre nos termos da Lei!
  • Publicações9
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações414
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-nova-lei-do-distrato-imobiliario-amiga-ou-vila/674982660

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)